sábado, 12 de abril de 2008

Buran 002

O Technik-Museu Speyer, em Frankfurt, é famoso por possuir mais de 2000 peças em exibição, entre elas 70 aeronaves e helicópteros, 50 carros antigos, 40 carros de bombeiro e 20 locomotivas, com destaque, por exemplo, para o Boeing 747 e o Submarino U9.

O museu é tão famoso e reconhecido que algumas de suas pecas foram adquiridas por doação ou compra por valor simbólico, pois chega a ser uma honra ter algo em exibição nesse museu tecnológico.

A mais nova aquisição do mesmo foi o ônibus espacial soviético Buran 002. O Buran, que fez (ate onde sei) um único vôo, não tripulado, em 1988, estava armazenado em Bahrain desde 2002. Ele teve as asas removidas para transporte e foi colocado em um navio em Manama para sua jornada ao porto holandês de Roterdã. A nave foi então transferida para uma barca para sua viagem pelo rio Reno, rumo à Frankfurt. E é ai que eu queria chegar.

Acontece que Koblenz, como dito anteriormente, situa-se às margens do Reno. E como se localiza entre Frankfurt e os Países Baixos, a nave, conforme previsto, passou por aqui no fim da tarde de quarta, dia 9. E lá fomos eu, o Ralph (alemão) e o Aytekin (turco), da TRW quase que direto para a ponte Pfaffendorfer, que cruza o Reno, passando apenas rapidamente em casa para que eu pegasse minha câmera.

Abaixo seguem algumas fotos da nave, bem como da multidão que lá se encontrava para vê-la passar. O mais engraçado foi ver 2 policiais tentando evitar que todos cruzassem de um lado para o outro da ponte, após a nave ter passado...










Bom, falando em câmera e fotos, vale ressaltar que essas foram realizadas com a minha câmera antiga, que ressuscitei, mas que não tem mais flash. Isso porque minha câmera “nova”, que esqueci na Polônia e seria enviada por um amigo ainda não chegou em minhas mãos. Assim que chegar, publico finalmente as fotos de Wroclaw.

Nenhum comentário: