segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Elfter Elfter, abertura do Carnaval.

Aqui na Alemanha comemora-se no dia 11 de novembro, conhecido como Elfter Elfter (o 11º do 11º), a abertura do carnaval. O carnaval mesmo é em fevereiro, como o nosso, mas tradicionalmente, principalmente na região que me encontro, essa festa é bem popular. E a festa mais popular é a da cidade de Colônia, pra onde fui no domingo.

Já no meio da semana algo curioso aconteceu. Na região da Centralplatz (praça central), aqui em Koblenz, estão construindo um prédio. E nessa quarta feira que passou encontraram uma bomba, da segunda guerra mundial, de cerca de 500 kg, pelo que ouvi falar. Acredito que por existir muitos prédios comerciais em volta, resolveram realizar a operação de desarme da bomba no domingo, 11 do 11. Com isso, 11 do 11 de Koblenz foi transferido para 10/11.


Em principio achei bom, pois poderia então ir às duas festas. Mas o tempo tava tão feio no sábado que nem quis sair de casa. Não basta o frio que já chegou por aqui – hoje vi um termômetro marcar 4ºC – ainda choveu quase o dia todo.


À tarde viajei com o Markus para Bonn, que é meio caminho para Colônia. Lá dormimos na casa de seus pais e, de lá, pegaríamos o trem para Kolonia na manha de domingo. No entanto precisava primeiro terminar minha fantasia!

Sim, fantasia! Como em qualquer festa de carnaval que se preze, todos usam fantasias. O Markus me emprestou uma de frade e resolvi complementar fazendo uma cruz. Tinha uma madeira aqui em casa e peguei ainda umas bolinhas de aço, usadas na produção das válvulas dos dispositivos ABS que produzimos lá na TRW. Segue o resultado abaixo...


















A festa começa, não por acaso, às 11:11h da manhã. Todos procuram chegar no local ANTES desse horário. Acordamos por volta de 7h (SETE DA MANHÃ!!) e às 8h já estávamos no trem, rumo à Colônia.

Abaixo seguem 2 fotos da galera se dirigindo ao local da festa. Vale ressaltar que foram tiradas mais de 2h antes do início oficial do evento e com tempo chuvoso, que geralmente afasta o público... (reparem na 1ª foto a Catedral de Colônia – Kölner Dom)


















Além da música no palco principal, algumas bandas podem ser encontradas pelas vielas da redondeza. Uma delas, quando vi, estava tocando Aquarela do Brasil, do Ary Barroso. Infelizmente não deu pra gravar.




Bom, por enquanto é isso. Minha foto de fantasia não tenho a intenção de publicar. Quem sabe eu a use novamente no carnaval e então acabe mostrando.

Nenhum comentário: