No último fim de semana visitei a cidade de Wroclaw, na Polônia, para uma recepção organizada pela AIESEC local. Wroclaw é a capital do estado (ou Voivodato) da Baixa Silésia, na região sudeste do país. Novamente voei com essas companhias aéreas de baixo custo. No entanto, não achei vôo direto para a cidade. Agendei a volta a partir do aeroporto local, mas para ir tive que voar para a cidade de Katowice, a cerca de 200 km e, de lá, pegar um trem para Wroclaw.
E lá começou a minha aventura. Acontece que Wroclaw tem vários nomes, dependendo da língua que se fala. Por exemplo, em alemão, a cidade chama Breslau e em checo, Vratislav. Teria que pegar um ônibus até o centro da Katowice e então um trem até Wroclaw. Por um mal entendido do nome da cidade, quase fui parar em Krakow, uns 80 km na direção contrária!
Resolvido o mal entendido encontrei o ônibus certo e cheguei à estação de trem de Katowice. Tinha anotado num papel o nome da cidade, o horário do trem e o preço, tudo enviado por um amigo que mora lá. Ainda bem, pois a mulher do caixa não falava nem inglês nem alemão! Então mostrei o papel, ela leu e me vendeu a passagem, que por sorte estava certa.
Estava finalmente no trem, e agora só faltava descobrir quando deveria descer. A viagem demoraria teoricamente 2h50min. Passadas 2h30 eu tentei ligar para meu amigo. Foi então que constatei que não tinha mais credito em meu celular! E por estar fora da Alemanha, não poderia receber ligações por conta do custo de roaming.
Pra resumir a história, o trem atrasou uns 40 minutos, todos estavam à minha procura e não conseguiam me ligar. No trem consegui achar alguém que entendia inglês e me ajudou a descer no lugar certo. Lá troquei alguns euros por zlty (a moeda local) e comprei um cartão telefônico, com o qual liguei para meu amigo e finalmente consegui contatar as pessoas da AIESEC responsáveis por me pegar na estação de trem.
Bom, esse relato é apenas sobre minha chegada. Infelizmente esqueci minha câmera na casa do meu amigo, na Polônia. Portanto tenho que esperar ela chegar por correio para então poder publicar fotos e falar sobre a cidade, a qual definitivamente recomendo a visita.
quarta-feira, 2 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Meu filho,
Você continua o Rogério de sempre: esquecido, atrapalhado, mas sempre conseguindo resolver muito bem, saindo das situações com sabedoria ... e aprendendo.
Fico muito feliz em saber que você não mudou, pois é assim que eu te amo.
beijos
Mami
Postar um comentário