segunda-feira, 19 de maio de 2008

Mais de Berlim

Saindo do Zoológico fomos visitar uma praça onde podem ser encontrados partes do muro de Berlim, onde placas contam um pouco de sua história.


Lá um homem, trajando uma farda como os antigos soldados da DDR (a Deutsche Demokratische Republik, que é a Alemanha Oriental), possuía cópias dos carimbos que representavam os vistos necessários para sair da parte oriental de Berlin e adentrar a ocidental. Ao todo são 7 vistos, que por 3 euros ele carimbava numa folha que representa uma página do passaporte.



Nos arredores encontra-se também a Legoland, que não entramos, pois tinha que pagar. Mas segue foto da entrada – onde se pode observar uma figura de Albert Einstein construída em lego – e de uma girafa de lego, que fica do lado de fora, em frente ao prédio.



Visitamos em seguida o Checkpoint Charlie, nome dado pelos aliados a um posto militar entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental durante a Guerra Fria. Os nomes dos postos seguiam o alfabeto fonético da OTAN (Alpha, Bravo, Charlie, Delta, Echo...).Entre 1961 e 1990 0 Checkpoint Charlie era a única passagem para estrangeiros entre Berlin Oriental e Berlin ocidental.


Infelizmente na foto que tirei não é possível ver, mas no lado ocidental era possível ver uma imagem de um soldado soviético, e no lado oriental, a imagem de um soldado americano.

Por fim resolvi tirar foto também com um dos famosos Ursos Berlinenses. Acontece que, por conta do Imperador Alberto I, conhecido como Alberto o Urso (Albrecht der Bär), o urso passou a ser o símbolo de Berlim, conforme o símbolo abaixo, que pode ser encontrado tanto na bandeira quanto no brasão da cidade.



Não sei dizer ao certo quando o projeto se iniciou, mas atualmente dezenas (ou até centenas) de esculturas de urso em fibra de vidro podem ser encontradas por toda Berlim, decoradas com as mais variadas pinturas. E essas esculturas são conhecidas, como disse, por Ursos Berlinenses (Berliner Bären).


A menos das fotos que não tirei por falta de bateria e ainda não recebi de meus colegas, isso é tudo sobre minha visita à capital alemã. Em breve espero complementar com essas fotos e trazer também as novidades de minha viagem à Maiorca, que será nesse feriado de Corpus Christi.

Nenhum comentário: