quinta-feira, 19 de junho de 2008

Paderborn

No final de semana dos dias 30 de junho e 1 de julho visitei alguns amigos na cidade de Paderborn, cidade com mais de mil anos de história. Como o preço dos trens estava meio “salgado”, optei por uma forma de transporte muito popular na Europa, e principalmente na Alemanha: a carona.

Existem diversos sites especializados em cadastro e procura de motoristas com vaga no carro ou pessoas que precisam da carona. No site, a pessoa pode se registrar e inclusive receber/dar recomendações daqueles com quem já viajou. Um jeito de saber quem deve ser confiável...

Além de mais barato - pois se cobram em média uns 6 euros para cada 100 km, enquanto um trem custa mais que o dobro disso - a opção é por vezes também mais rápida. Isso porque os trens rápidos (que chegam a mais de 200 km/h) são mais caros, o que nos leva a normalmente optar pelos lentos. Estes não apenas dirigem mais devagar, como também fazem mais paradas. Já o carro pode fazer uma viagem direta, e como não há limite de velocidade nas Autobahns, pode-se dirigir tão rápido quanto achar seguro. No caso, minha carona foi numa bela BMW.

No sábado, devido a uma reunião da AIESEC, eles não teriam tempo para me acompanhar pela cidade. Então fui sozinho para o centro, começando minha visita pela Dom. St. Maria, St. Kilian und St. Liborius, uma catedral românico-gótica.





Comecei visitando a cripta, uma atração famosa dessa catedral. Ela se localiza em baixo do altar.



Depois encontrei um senhor, responsável pela igreja (ao menos naquele horário), o qual foi muito solidário, respondendo uma pergunta minha referente à cripta, e acabou me mostrando várias coisas e contando algumas histórias. Ele me mostrou uma imagem que fica na região do altar (onde normalmente os visitantes não podem entrar), com a Nossa Senhora, no nascimento do Menino Jesus e os 3 Reis Magos.



E chamou minha atenção para essa grade, que separa um salão ao fundo da igreja, a qual mostra diferentes perspectivas de seu desenho, conforme o ângulo que é vista.


Abriu então uma das capelas, localizadas nas laterais da igreja, para me mostrar, entre outras coisas, essa imagem dos pais de Nossa Senhora, São Joaquim e Sant’Ana.


E essa obra, com as estátuas representando os 12 apóstolos.


Mais a maior atração é a Imad-Madonna, uma imagem da Nossa Senhara com o Menino Jesus, datada de 1051-8.



Me mostrou também as evidências da transição da construção do estilo românico para o gótico, indicando perfeitamente qual o lada mais antigo e o mais novo da construção. Repare nessa foto a janela da esquerda com uma parte única, característica do primeiro período mencionado. Já a da direita é tipicamente gótica, maior e dividida em partes.



Outra evidência é que no estilo românico a nave central da igreja tem um pé direito mais alto que as laterais. Já no gótico, a altura da igreja permanece constante em toda a construção. Repare a mudança na foto.


Mostrou-me ainda, do lado de fora, os elaborados túmulos de bispos.



Tinha também uma janela bem interessante, com a figura de três coelhos. Será que você consegue identificar o que é tão peculiar em relação a esses coelhos?


E ainda um fragmento de uma das bombas que danificou seriamente a catedral durante a segunda guerra.


No interior da igreja pode-se ver no mármore pedaços que foram reparados durante a reconstrução da igreja.


No lado norte da catedral encontra-se a Bartholomäuskapelle ou Capela de São Bartolomeu, a igreja salão mais antiga da Alemanha, concluída em 1017.


Passei ainda pela biblioteca estadual e a Rathaus (prefeitura).




No domingo fui com outros AIESECos visitar o maior museu de computadores do mundo: o Heinz-Nixdorf-Museumsforum. No lado de fora do prédio, no 3o andar, adesivos com números indicam o valor do número “PI”, com casas decimais que dão a volta pelo edifício todo.



O museu mostra a história de todo o desenvolvimento da raça humana em relação à escrita e à matemática. Aqui mostrarei um breve resumo das obras, começando com essas pedras de mais de 5 mil anos de idade, que mostram cálculos de uma venda, indicando qual o produto, quantos foram comprados, o preço, nome do vendedor, etc. Era possível aprender como ler tudo isso por meio de um computador, situado na região, que mostrava figuras e ensinava a interpretá-las.



O acervo constava ainda com a era egípcia e o desenvolvimento do primeiro papel (o papiro), ábacos (e computadores para ensinar a usá-los), as primeiras prensas, máquinas de escrever e finalmente os computadores.






E veja que interessante essa primitiva calculadora para multiplicações. Veja se consegue entender como ela funciona...




E ainda uma replica da máquina criada pelo provável primeiro “trambiqueiro tecnológico” da história. A mentira consistia em dizer que a máquina era um robô capaz de jogar xadrez. Na verdade, o sujeito ficava em baixo da mesa, controlando os braços do suposto robô por vínculos mecânicos, observando o jogo por dispositivos mecânicos-magnéticos das peças de xadrez na mesa e realizando as jogadas, após ensaiá-las nos tabuleiros que possuía lá embaixo. Criativo, não?


Por fim um computador mostrava algumas peculiaridades de como as pessoas pelo mundo contam com os dedos (ou até usando o corpo). Na China, por exemplo, é possível contar de 1 a 10 usando apenas uma mão. Aqui na Alemanha sempre tenho problemas para pedir algo, pois quando falo que quero 1, mostrando o indicador, eles sempre entendem 2, pois contam sempre a partir do dedão! Fiquem agora com essa imagem de uma maneira de contar de 1 a 25 usando mãos, braços e cabeça.



3 comentários:

Unknown disse...

as orelhinhas deles?
;0)

Fabricio D'Angelo disse...

Opa, tudo bom?
Achei teu blog falando do ano novo em praga e estou com viagem marcada pra la nessa virada!
Sou da poli, estou no 3 ano da civil e umas dicas suas ajudariam muito!! partirei dia 16/12/08
o blog parece um pouco abandonado... caso veja essa msg a tempo me mande um email!
dangelo10@gmail.com
Obrigado!

Unknown disse...

Ola Rogerio, tudo bem? meu nome é Larissa, achei seu blog pois estava procurando dicas sobre Budapeste (estou indo este finde com meu marido)....tambem moro na Alemanha, em Stuttgart, nos mudamos no ano passado. Aqui vai meu blog: www.umahistoriaparacontar.wordpress.com

voce teria alguma dica otimaaa pra budapeste? tipo imperdivel?? hahah
Obrigada!
Larissa