Ainda não contei essa história no blog, mas acho que vale a pena…
No Brasil não é muito comum precisarmos do guarda-volumes das baladas. A diferença de temperatura dentro e fora da balada é muitas vezes similar ou ao menos aceitável. No entanto, no inverno europeu, é impossível não precisar de um casaco à noite, o qual é totalmente dispensável ao entrar nos clubes.
Bom, as baladas geralmente cobram, mesmo que seja um valor quase simbólico, para que seu casaco seja guardado. Aqui em Koblenz normalmente é um euro. Ok, até aqui, nenhuma novidade!
Um tempo atrás fui para uma balada com alguns amigos e, na confusão de todos entregando o casaco ao mesmo tempo, acabaram não cobrando na minha comanda. Quando percebi, avisei meus colegas e voltei até o guarda-volumes, para que marcassem. Meus amigos (alemães) ficaram inconformados! Disseram: “Na Alemanha NADA é de graça! Se você consegue algo, tem mais é que ficar feliz e aceitar…”.
Estou realmente acostumado a enfrentar desaprovações como esta no Brasil. Mas achava que europeu era diferente. O que vejo aqui é que, se eles não pirateiam CDs e DVDs como no Brasil e nem baixam MP3 ilegalmente da internet (só em sites onde se pode comprá-los) é apenas porque a fiscalização é mais rigorosa. A lei funciona e, portanto, obedecê-la é necessário. Se for pego dirigindo bêbado, você perde a carta e aqui não dá para COMPRÁ-LA novamente.
Minha conclusão pessoal? Que uma pessoa de bem no Brasil tem muito mais mérito que uma na Alemanha, visto que somos criados num meio muito mais caótico, sem lei nem ordem, aprendendo de berço que “o mundo é dos espertos”.
Um comentário:
ola, sou do brasil e vou visitar koblenz em alguns dias. você pode me ajudar a saber os lugares onde visitar? dicas?
meu email e msn eh dudakrs@gmail.com
Postar um comentário