terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Nuremberg e o Natal

Como disse, tudo se iniciou em Nuremberg. O “Dukumentationszentrum Reichsparteitagsgelände”, ou simplesmente “Dokuzentrum” é um amplo complexo, que não chegou a ser concluído. Sua obra, iniciada em 1933 era destinada a ser o local de reunião do Partido Nacional. Hoje funciona como museu.


Eu, que já fui ao Museu da História da Alemanha, em Bonn, já havia visto algumas das coisas que vimos por lá. Mas o bom é que dessa vez podíamos tirar foto! Como esta, de uma das primeiras edições do livro “Mein Kampf” (minha luta), que tornou o Hittler um homem muito rico...



Todos os objetos mostrados eram acompanhados de um número ao topo, o qual, quando digitado em um parelho que recebíamos na entrada, nos fornecia informações (no idioma selecionado) sobre ele. Abaixo seguem mais duas figuras chocantes. A primeira, uma propaganda, incentivando os jovens a fazer parte da “juventude do Hitller”. A segunda, os símbolos usados para classificar os prisioneiros. Nas colunas: político, criminoso, imigrante, religioso, homossexual, anti-social. Nas linhas: cor de identificação, insígnia para reincidente, prisioneiro da companhia criminal, insígnia para judeu, insígnias particulares.















No canto inferior direito tem um exemplo (Beispiel), que seria um prisioneiro da companhia criminal, judeu, homosexual, reincidente, que já tentou fugir (a bolinha vermelha) e cujo número de identificação é 2307.

E novamente me deparei com desenhos infantis mostrando aversão aos judeus, o que mostra como a mente das crianças era formada na época. Desnhos com inscrições do tipo “os judeus são indesejáveis nessa cidade” ou “os judeus são a nossa desgraça”.




E ainda jogos infantis com poeminhas do tipo “Zeige Geschick im Würfelspiel, damit Du Sammelst der Juden viel!”, que significa algo como “trace o destino nos dados, para que você possa colecionar muitos judeus” ou ainda “Gelingt es Dir 6 Juden rauszujagen, so bist Du Sieger ohne zu fragen!”, que seria algo como “Tenha sucesso em conseguir 6 judeus para caçar na sua casa e você será sem dúvidas o campeão”.



Tinha ainda MUITA coisa, mas não dá para mostrar tudo aqui... Concluo mostrando o “Kongresshalle”, um salão enorme, que seria coberto, onde ocorreriam as reuniões do Partido Nacional.




Abaixo segue uma foto da maquete de como seria a obra concluída. Repare que está em um jornal, o qual discute em seu título quem iria pagar por essa obra astronômica.



Perto do museu tinha ainda o local onde o Hittler costumava dar seus discursos. As fotos valem mais que as palavras.





E, como estávamos em um bando de brasileiros, tinha que ter alguma palhaçada...



Um pouco do centro de Nuremberg: na seqüência o Mauthalle, um celeiro em estilo gótico construído por volta de 1500, o Heilig-Geist-Spital, ou Hospital do Espírito Santo, fundado em 1332 (um dos maiores hospitais da Idade Média) e a Frauenkirche, igreja também em estilo gótico erguida na década de 1350.



O Keiserburg, que são três castelos que se destacam no alto da cidade. A Fünfeckturm (torre pentagonal), erguida em 1040 é a construção mais antiga da cidade.




E mais um videozinho...




E por fim mostro essa horrível obra intitulada “Der Kase” (o coelho). Segundo um trainee mexicano que mora em Nuremberg essa obra é do artista Albrecht Dürer (1471-1528), tido como um dos mais notáveis pintores do Renascimento. Não posso garantir, visto que o sujeito era um verdadeiro “fanfarrão”, mas ainda segundo ele, a obra foi encomendada a contragosto do autor, que a fez horripilante de propósito. Vai saber... mas que é feia, é!



E chegamos ao Natal!! Que teve direito a amigo secreto. Compramos os presentes unissex e sorteamos na hora. Acabou que ganhei o melhor de todos!! O João, da Aiesec de vitória, que está fazendo seu traneeship em São Petesburgo trouxe as tradicionais Matrioskas, aquelas bonecas russas, que segundo a tradição devem ser ganhas e não compradas, e trazem sorte ao proprietário.















E abaixo a turma que estava presente no Natal. Percebam as ilustres presenças do Luciano Huck e do Júnior (da Sandy), hehe.



Nenhum comentário: