sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Viagem à Áustria

Na Alemanha normalmente pode-se comprar tickets regionais, com os quais é permitido pegar qualquer trem (local, não os rápidos!), tram (bonde) ou ônibus o dia todo. Na região da Baviera não é diferente e, além de ser uma região bem grande, o ticket permite ainda viagens para algumas cidades de países vizinhos, como Pilsen, na República Tcheca e Salzburg, na Áustria. Tudo isso por 25 euros, para ser usado por até cinco pessoas (ticket de grupo). Fomos então à Salzburg, em 10 pessoas, saindo a viagem a bagatela de 5 euros por pessoa.

Salzburg é a cidade natal de Mozart, um dos maiores orgulhos nacionais austríacos. Após nos alojarmos no albergue que dormiríamos (na noite do 27 para 28 de dezembro), iniciamos nosso passeio pela Mozartplatz, onde bem ao centro encontra-se uma estátua adivinha de quem?



E é lá também que fica o Salzburger Museum, que não chegamos a entrar, até porque n ao teríamos tempo.


E mais um pouco dos arredores...




Fomos então ver de perto o Castelo de Hohen, situado no alto de uma montanha, podendo ser avistado de longe. Tinha 2 possibilidades: subir de escada ou pegar um bondinho. O bondinho era pago...




Chegando ao fim das escadarias, uma primeira visão da cidade.
Dentro do castelo uma verdadeira cidade, que hoje funciona como um centro turístico, com várias atrações. E uma cidade nada pequena, diga-se de passagem.



E como uma cidade fortificada tinha até janelas com canhões.

E tem a história do boi também, que por preguiça de escrever, vou colocar a foto do quadro que contava a história.


Agora dentro do castelo, imagens ainda mais bonitas da cidade vistam do alto.




Mas ainda podia ser melhor! Subimos em uma torre de observação, que faz parte de um dos passeios turísticos que o castelo abriga. Agora sim!!





No dia seguinte visitamos ainda a casa onde Mozart nasceu...



E também a que ele morou.

Esta funciona como um museu, o qual também tinha uma lojinha que vendia artigos relacionado ao Mozart, como o famoso chocolate austríaco de mesmo nome e caixinhas de música que, ao girar a manivela, tocavam um trecho de alguma de suas obras mais famosas.



Por fim, fomos ao Schloss Mirabell, outro belo castelo, que possui ainda um belo jardim, o Mirabellgarten.






Perceba que na última fotos entramos na fonte, cuja água estava completamente congelada.

E pra não dizer que não brincamos nesse passeio, uma das atrações do Castelo de Hohen é o Welt der Marionetten, um museu dedicado à historia das marionetes. E lá havia uma que podíamos mexer…

Nenhum comentário: