Já estamos no dia 22 de janeiro e ainda não publiquei nenhuma notícia atual. Então vamos começar!
Ao fim do ano passado meu chefe me perguntou se queria prolongar meu contrato (que seria até 20 de fevereiro), ao que respondi positivamente, condicionando o fato à contratação de um estagiário que me auxiliasse nas tarefas mais maçantes.
Encurtando a história, ele disse que um estagiário já estava a caminho e, semana retrasada, recebi um email do RH para que fosse assinar um novo contrato o qual, segundo minha solicitação, foi prolongado até 15 de junho. Isso me deixará algum tempo para viajar após o término do traineeship, pois minha passagem para o Brasil é dia 26 de junho.
Com isso surgiu um novo “problema”. O contrato de aluguel na república que estou morando é apenas até fevereiro! Isso implica que preciso encontrar urgentemente uma moradia. E o que torna esse trabalho complicado é o fato de precisar de um lugar apenas para 3 meses e meio...
Num site alemão próprio para ofertas e procuras de moradias, indicado pelo Ralph (um colega de trabalho) pesquisei por conta própria os locais disponíveis, checando primeiramente o custo, data que estará disponível e localização. Apenas 6 se encontravam em um local mais acessível para mim e com preço razoável. Desses, 2 são inclusive mais baratos que o valor que pago atualmente. Comecei obviamente por eles.
A primeira casa que fui visitar era bem legal. Limpa, razoavelmente organizada, apenas 3 quartos (atualmente moro em uma com 4), chuveiro e vaso em banheiros separados, cozinha boa, etc. Preço? Cerca de 200 euros, quase 30 a menos do que pago onde estou. Problema? A menina que está saindo não pretende voltar, o que significa que, para eu sair, tenho que encontrar alguém para ocupar o meu lugar! Portanto, inviável.
Ontem fui visitar outra. Cheguei um tanto desconfiado, pois custa apenas 120 euros por mês! Lá funciona assim: a república conta com 2 apartamentos (um no 2º e um no 4º andar) e tem ainda uma sala de festas no subsolo, mais um depósito e máquina de lavar e de secar. A cozinha é boa e, se estiver ocupada, posso usar a do outro apartamento. O quarto também é bom, com cerca de 15 metros quadrados e também tem 2 banheiros por apartamento, um completo e um apenas com vaso e pia. Tem ainda uma sala de TV, com DVD e tudo. E porque é tão barato? Por que pertence a uma espécie de fraternidade, de um grupo de católicos pelo que entendi.
Lá tem 2 quartos disponíveis, pois 2 estão saindo para fazer um intercâmbio por 6 meses, o que significa que voltarão, eliminando o problema que surgiu com o outro apartamento. Mas então porque ainda não fechei um contrato? Eles estão evidentemente procurando alguém que fique os 6 meses, me colocando então numa “lista de espera”. Mas o sujeito que me mostrou o apartamento disse que tenho grandes chances de conseguir o local. E quando disse a ele que apesar da notícia ser boa não chegava a me tranqüilizar, visto que não tenho garantia nenhuma de ter uma moradia para março, ele disse ainda que, em último caso, eles têm um pequeno quarto no sótão, onde eu poderia ficar.
Pra completar, disse que eu poderia voltar lá hoje, que haveria uma reunião e eu conheceria assim os demais. Perguntei como seria essa reunião e ele disse que sentam à mesa, discutindo algum tema e tomando cerveja. Realmente, reparei vários engradados de cerveja pela casa... E quando contei a história pro Ralph ele me fez uma pergunta muito pertinente: “Tem certeza que é um grupo de CATÓLICOS?”. Bom, não tenho. Mas descubro isso essa noite...
Um comentário:
Hey Rogerio!
Wie geht's? A Carol me passou o endereco do seu blog. Demais! Aprendi bastante sobre a Alemanha (hehe) e lembrei dos meus tempos de Aiesec. Bem, espero que a esta altura vc já tenha encontrado sua nova casa. Por aqui em Freiburg muita gente também atrás de moradia para o próximo semestre.
Bjs,
gabi
Postar um comentário